Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Aechmea gracilis Lindm. LC

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 13-04-2012

Criterio:

Avaliador: Miguel d'Avila de Moraes

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Aechmea gracilis é endêmica do Brasil e possui ampla distribuição do Rio de Janeiro a Santa Catarina (EOO=268.692,410 km²). A espécie foi avaliada como "Menos preocupante" (LC).

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Aechmea gracilis Lindm.;

Família: Bromeliaceae

Sinônimos:

  • > Ortgiesia gracilis ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Pode ser originada pela hibridização de A. coelestis e A. organensis (Biodiversitas, 2005).

Dados populacionais

​A espécie foi considerada como uma das mais abundantes no estudo de Nunes-Freitas (2004) na Ilha Grande - RJ, com 6016 indivíduos e frequência relativa de 14,5%. O autor observou também que a espécie apresenta uma elevada taxa de crescimento clonal.

Distribuição

Espécie endêmica do Brasil, de ocorrência em Mata Atlântica, nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina (Forzza et al., 2010).

Ecologia

Espécie tolerante a alta luminosidade, foi frequentemente encontrada em clareiras, bordas de mata, beiras de estrada e beiras de rio na Fazenda Acaraú, Bertioga - SP (Bourscheid, 2008).

Ameaças

1.3.3.2 Selective logging
Detalhes A Ilha da Marambaia apresenta algumas áreas voltadas para a Baía de Sepetiba com mata secundária, devido desmatamento pretérito (Ribeiro, 2009). Nunes-Freita (2004) apontou que, na Ilha Grande, a vertente sul e o centro geográfico da Ilha são as áreas que apresentam vegetação em melhor estado de conservação, enquanto as regiões mais próximas ao litoral e as da vertente norte estão mais degradadas.

2 Invasive alien species (directly affecting the species)
Detalhes Foi registrada a invasão de espécies exóticas (Impatiens walleriana, Hedychium coronarium e Ligustrum lucidum) na reserva particular onde foi coletada a espécie, em Pinhais - PR (Kersten, 2006).

Ações de conservação

4.4 Protected areas
Situação: on going
Observações: Espécie encontrada no P.E. da Ilha do Cardoso - SP (Nunes-Freitas, 2004).

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: A espécie foi considerada "Presumivelmente Extinta" (PE) na Lista vermelha da flora do Espírito Santo (Simonelli; Fraga, 2007) e "Em Perigo" (EN) na Lista vermelha da flora do Paraná (SEMA/GTZ-PR, 1995).

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: Foi considerada "Deficiente de Dados" (DD) na Lista vermelha da flora do Brasil (MMA, 2008), anexo 2.

Referências

- SIMONELLI, M.; FRAGA, C. N. (ORG.). Espécies da Flora Ameaçadas de Extinção no Estado do Espírito Santo. Vitória, ES: IPEMA, 2007. 144 p.

- SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE/DEUTSCHE GESSELLSCHAFT TECHNISCHE ZUSAMMENARBEIT (SEMA/GTZ). Lista Vermelha de Plantas Ameaçadas de Extinção no Estado do Paraná, Curitiba, PR, p.139, 1995.

- FORZZA, R.C.; COSTA, A.; SIQUEIRA-FILHO, J.A.; MARTINELLI, G. Bromeliaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2010/FB005814>.

- KERSTEN, R. A. Epifitismo Vascular na Bacia do Alto Iguaçu, Paraná. Tese de Doutorado. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2006.

- MOURA, R. L. DE; COSTA, A. F. DA; ARAUJO, D. S. D. DE. Bromeliaceae das Restingas Fluminenses: Florística e Fitogeografia, Arquivos do Museu Nacional, v.65, 2007.

- NUNES-FREITAS, A. F. Bromeliáceas da Ilha Grande: Variação Inter-habitats na Composição, Riqueza e Diversidade da Comunidade. Tese de Doutorado. Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2004.

- RIBEIRO, D. C. A. Estrutura e Composição de Epífitas Vasculares em Duas Formações Vegetais na Ilha da Marambaia - Mangaratiba, RJ. Dissertação de Mestrado. Seropédica: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2009.

- FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS. Revisão da Lista da Flora Brasileira Ameaçada de Extinção. Belo Horizonte, MG: FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS PARA A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA, 2005.

- BOURSCHEID, K. Levantamento das Bromeliaceae Juss. da Fazenda Acaraú, Bertioga, São Paulo. Dissertação de Mestrado. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2008.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

Como citar

CNCFlora. Aechmea gracilis in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Aechmea gracilis>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 13/04/2012 - 18:39:02